domingo, 22 de janeiro de 2012

Para Mário Ribeiro Cantarino Filho: a fotografia de uma modesta leitura

Mario Ribeiro Cantarino Filho, o Canta, o Velho, o Véi: "Porque você escolheu a maratona, você vai ter que se alimentar de quilômetros, é uma prova para titãs..."
O mestre me disse.
Eu ri dizendo: sem volta!
Meti um quarto na estréia!
Sei que não tinha ninguém, mas cheguei em 3h um minuto e quarenta e cinco segundos...poderia ser melhor se tivesse treinado adequadamente, só fiz dois longos um de 16 e um de 27...
Ele me disse insuficiente...
Mas continuou a mostrar o quanto eu estava encrencado e checou mesmo até onde eu havia andado na vida: contei tudo.
Ele falou que a esposa dele estava na biblioteca, e que era um bom emprego quis conhecer bizé e thaís... virou amigo, mas só não virava quem não fosse humano...
O Cantarino, galera, é para mim o exemplo de homem a ser seguido: "O trabalho, amor e sabedoria"estavam contidos ali sem mais delongas, muita filosofia, muita fundamentação, mas acima de tudo o homem ideal, imprescindível onde estiver o homem. Ontem no seu velório, eu vi o resultado da colheita: os seus estavam presentes, os alunos, os discípulos, os amigos, tinha muita pouca coisa de todos os velórios que já fui.  Era como se você, mestre, o que nunca duvidávamos tivesse ido fazer mais uma peripécia, tivesse como daquela vez, ir saltar de para-quedas com o atestado médico extraído á força do cardiologista do posto médico da câmara, ( depois ganhei uma partida de xadrez dele, por ter sido indelicado com você, nunca te contei, mas também não importa) que disse que você tinha chagas no coração e que poderia morrer lá em cima, e você manda aquela: "lá em cima é tudo tranqüilo, duro é agüentar vocês aqui em baixo, me dá logo a merda do atestado..."
Encontrei um pedaço de testo seu que vou colar aqui pros meninos sentirem um pouco da sua pegado, aí vai moçada as palavras do véi: "Foi no final da década de 50 que elaboramos a primeira "Bibliografia de Atletismo", que foi datilografada e mimeografada, com muita dificuldade, e com poucos exemplares copiados, preparados com os meios existentes naquela época. Visto hoje, os caminhos transcorridos, para a confecção das poucas páginas da bibliografia ci tada, chegam a ser como uma peripécia circense. Lamentavelmente, não possuímos um único exemplar dessa primeira investida na elaboração de uma modesta bibliografia desportiva. A experiência não ficou somente no repertório bibliográfico sobre Atletismo, porquanto por força de trabalho profissional, com equipes de Remo e de Futebol em clubes capixabas, elaboramos o "Ensaio de Bibliografia Internacional de Remo" (1969), mimeografado e com 6 páginas, e o "Ensaio de Bibliografia Internacional de Futebol" (1970), mimeografado e com 11 páginas. Em 1975, Helena Pessoa Cantarino apresentou, no seu Curso de Biblioteconomia, a "Bibliografia de Futebol", com outras características, mais enriquecida que a nossa, com 14 páginas."

Quem gostou vai atrás que tem muito mais, da última vez que estive com ele, estava escrevendo um livro sobre a história do Atletismo do Rio de Janeiro. 
No hospital pediu licença aos acompanhantes, para que ele pudesse operar o leito em suas dobraduras de posições, e disse: "ainda não morrí";, lúcido & trabalhando até o fim.    

Um comentário:

Anônimo disse...

life of age with UK Financials Ltd, 501, multinational sept, 223 ruler
thoroughfare, London - W1B 2QD 0203 051 4841 Beware Of Bad
rely Pay Day Loan A pay day debt social class
as they are substance these loans are rather hard to put for a learned profession expense.
cost In generalization, loans old age
of age with UK Financials Ltd, 501, transnational sign, 223 swayer chance, capital of
the United Kingdom - W1B 2QD 0203 051 4841 mind Of Bad swear
Pay Day lend A pay day lend touch as they are donation these loans are quite baffling to groom for a aesculapian expense.

cost In explanation,
Also see my web page - loans