sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fatorar


Bem pequenos entendemos o modelo imposto pelo cinema e a televisão, mas ouvimos muitas histórias em volta do fogo, antes  leram para nós em voz alta, e clara: a Diva... depois fomos para as revistas, os livros, juntando com os diálogos dos moleques do velho São Miguel de 1960, pólvora, estilingue, morte, balão, ,quadrado, papagaio, besteira, campo, bola, carrinhos, peão, fieira & frieira: os pés na terra dando corda no planeta: NOTÍCIAS POPULARES Mickey, fogo, linha, calção, sol, sombrinha. Há, voz nos avós, titias nas tinhas, primas nuas, portas de banheiros invisíveis, besta, arco-e-flecha. Minha mãe ria do padre, a irmã dela fechava a cara, mas ia ver o brasinha com sua missa jovem-guarda, vovó com terços por todos os lados rezava o tempo todo, mesmo na ação. Os nomes do rock, os nomes da mpb, dicionários de atualidades, enciclopédias no portão, jogo do bicho federal jogos de botões, criança crítica, trem trabalho fuga tezão bate lata dança de rodas cirandinha carnaval mascarado contar tudo para qualquer um e mentir na confissão está ficando pesado leva pra mim vamos tirar os coros das cobras pra fazer sapatos e cinta minhocas no anzol cavalos do diabo... semanas santas fábrica la madre de vero nique me disse que também escrevia mas lhe fazia muito mal e parou tentei convence-la do contrário como resposta um não não quero mexer com isto mais não faz mal para a saúde e começou a empresa quando tentei conduzir para descarga pediu para mudar de assunto me lembro do dia em que ela apareceu com uns livros de mesa dos ricos tirar onda mas mudando de assunto já viram como escritores parecem políticos quando vão fazer suas apresentações mesmo aqueles engraçadinhos que contam piadas fazem trejeitos um desses sem parêntese falei que a galera estava querendo pegar ele por ele ter contado lá em sampa que o outro local aqui estava ganhando concurso dado por sua própria instituição ele falou não tenho nada que ver com isto não sou inocente brincando e pedindo a conivência da pequena roda em que estava metido diferente de chegar sentar esperar a sala ficar quieta e começar a leitura conferindo nos olhos do público se estão hipnotizados como vi a outra que usava todo o corpo na expressão forma resolvida modelo 4x4 todo terreno rima lá que eu rimo cá e quando chegou a minha vez de falar os meus atropelos mandei um depois dela ser impossível dizer pois o público estava todo com ela era melhor ela continuar porque minha latada não era para carentes de ouvir a mesma coisa e a outra no clube tomando sol e eu apresentando-lhe o alemão ela fugiu assustada com medo de sair na foto ora bolas o alemão não gasta um clique com pessoas assustadas e eu estava mostrando para ela o que ela perdeu quando não me mandou para a fotografia e eu o que ganhei não indo vingança o escritor se vinga de quem não sabe ler versus escritor oferece outra leitura...        

Nenhum comentário: